Tarifa Zero em Barueri: Uma Proposta Viável, Segundo Gil Arantes

Barueri, 19 de Março de 2024 – O conceito de “tarifa zero” no transporte público, que propõe gratuidade total para os usuários, ganhou um novo defensor em Barueri: Gil Arantes, pré-candidato à prefeitura pela União Brasil. Em recente encontro com o Sindicato dos Vigilantes de Barueri, Arantes discutiu essa possibilidade, que se tornou um dos pontos centrais de sua campanha eleitoral.

Arantes, em sua fala, destacou a realização de um estudo técnico contratado por sua equipe, que indica a viabilidade de implementação da tarifa zero nas linhas municipais de ônibus da cidade. A proposta, segundo ele, seria realizada em etapas, começando pelos trabalhadores, seguido dos estudantes, e finalmente se estendendo a toda população. “É um projeto ambicioso, mas totalmente possível. Estamos falando de promover uma mudança significativa na qualidade de vida dos cidadãos de Barueri”, afirmou Arantes.

Além da questão do transporte, o encontro com os trabalhadores também serviu para que Arantes recebesse uma série de reivindicações de diversas categorias. Em resposta, ele reforçou seu compromisso com as classes trabalhadoras e sugeriu a criação de uma Secretaria do Trabalho, dedicada exclusivamente a atender as demandas desse segmento.

A proposta de tarifa zero é parte de um movimento mais amplo em diversas cidades do mundo, que busca tornar o transporte público mais acessível e sustentável. Em Barueri, a medida tem o potencial de aumentar significativamente a mobilidade urbana, reduzindo o trânsito e a poluição, além de promover a inclusão social.

Contudo, a implementação da tarifa zero demanda um cuidadoso planejamento financeiro e operacional. Os custos associados à operação dos serviços de transporte teriam que ser cobertos por outras fontes de receita municipal, o que pode incluir ajustes fiscais, parcerias público-privadas, ou outras formas de subsídio.

Os cidadãos de Barueri, especialmente aqueles que dependem diariamente do transporte público, aguardam com expectativa mais detalhes sobre como essa proposta seria viabilizada. A possibilidade de uma cidade mais conectada e sem barreiras de acesso ao transporte público abre novas perspectivas para o desenvolvimento urbano e a qualidade de vida em Barueri.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *